O I Seminário Internacional “Galego e português: o passado presente” está chegando. Junto com a apresentação de comunicações, mesas redondas, conferências e minicursos, teremos uma série de atividades culturais, realizadas em paralelo ou integrando a programação do evento acadêmico, durante os dias 5, 6 e 7 de junho.
Anotem nas suas agendas (e vejam aqui a programação completa) :
DIA 4, às 19h
O dia anterior à abertura do Seminário será inaugurada no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro a exposição fotográfica Galicia imaxinada. Nas revistas da emigración, organizada pelo Conselho da Cultura Galega.
DIA 5, às 10h
Na abertura do Seminário, depois das solenidades poderemos desfrutar do show de Uxía, a mais internacional das cantoras galegas, que faz dialogar a música galega com o universo lusófono, acompanhada do músico niteroiense Sérgio Tannus. No dia 2 de junho, Uxía se apresenta também no Teatro da UFF.
DIA 6, às 18h
Em paralelo ao coquetel do evento, contaremos com a apresentação musical do Conjunto de Música Antiga da UFF, que inclui no seu repertório cantigas galegas medievais.
DIA 6, às 19h
Na sessão de lançamento de livros, junto com as obras acadêmicas apresentadas, teremos a presença do escritor galego Daniel Asorey, lançando a versão brasileira do seu romance Nordeste, uma obra ambientada no Brasil e num Galiza sonhada.
DIA 7, às 18h30
Para o encerramento do evento, contaremos com uma atuação de FOLCARIOCA, grupo de gaitas formado por galegos e descendentes de galegos que mantém viva a tradição musical da Galiza no Brasil.